Sobre o Projeto
Sobre o Projeto

Situada no coração de São Paulo – cidade com a maior população de falantes de português no mundo –, a Estação da Luz foi escolhida para abrigar o Museu da Língua Portuguesa. Um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao Brasil e um dos mais marcantes monumentos históricos, não só da capital paulista, mas do país, até hoje a Estação da Luz é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil. Essa convergência traz ainda mais força para o museu, que tem como missão a valorização da diversidade da língua portuguesa, celebrando-a como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximando-a dos falantes do idioma em todo o mundo.

Esta fototeca foi desenvolvida como parte do projeto de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006 e atingido por um incêndio em 21 de dezembro de 2015.

A coleção que agora disponibilizamos é composta por importantes registros fotográficos digitais da reconstrução ocorrida entre 2015 e 2020, mas também reúne fotos históricas da Estação da Luz, imagens da implantação anterior do museu e imagens da exposição. Ao tornar acessível este rico registro, buscamos ampliar o entendimento do público acerca desse tão importante patrimônio histórico e do próprio museu.

Ana Mello
Guilherme Gaensly
Juan Guerra
Leo Giantomasi
Luciano Bogado
Tuca Reinés

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.

CRÉDITOS

Coordenação do Projeto

Ana Paula Pontes (Metrópole Arquitetos), Larissa Torres Graça (Fundação Roberto Marinho)

Pesquisa e Organização

Ana Mello, Ana Paula Pontes (Metrópole Arquitetos), Anna Helena Villela, Mayra Rodrigues (Metrópole Arquitetos), Raquel Ferreira (Fundação Roberto Marinho)

Fotografia

Ana Mello, Concrejato, Guilherme Gaensly, Juan Guerra, Leo Giantomasi, Luciano Bogado, Trabalhadores da Obra, Tuca Reinés

Design do Site

Fábio Prata (ps.2 design)

Programação do Site

Camila Pontes

PARCEIROS DA RECONSTRUÇÃO